"A Natureza nos fala, é preciso saber ouvir: conscientize-se!"

Meio Ambiente


Nome: Joyce Purcino , Priscila Nóbrega , Ariane Scarpel , Melissa rodrigues , Guilherme H.




Meio Ambiente

Desde a escola ouvimos uma antiga definição de que meio ambiente era chamado de tudo o que é vivo, ou seja, todas as coisas que vivem neste planeta e estão ligadas a vida dos seres humanos. As plantas, os animais e tudo que possui vida própria e faz parte de nosso ecossistema é meio ambiente. O mundo impôs até uma data para que seja comemorado o Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, é oficialmente comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.
O meio ambiente é umas das grandes preocupações do último século. Todos os dias alguma questão ligada ao meio ambiente está entre os assuntos mais comentados no mundo todo e as atenções para com o meio ambiente em nosso país, não são diferentes.
O Brasil ocupa um território de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e está localizado numa região tropical, além de possuir uma rica biodiversidade. Por toda sua geografia e biodiversidade, o Brasil é um país frequentemente preocupado com o meio ambiente, embora haja muitas atitudes e coisas que devam ser mudadas, tanto da parte da população como da parte do poder público.
O Brasil possui espalhado por todo seu território uma rica vegetação formada por florestas úmidas, matas, cerrados, manguezais, rios, praias e formações rochosas. Sem falar da fauna brasileira com várias espécies em extinção e da maior floresta do mundo, a floresta amazônica, conhecida mundialmente como “pulmão do mundo”. Aliás, há muito tempo que a floresta amazônica, se encontra sob ameaça constante dos desmatamentos e das queimadas. Nosso país precisa urgentemente pensar e tomar atitudes emergenciais para proibir estas atitudes. Pois além de estarem acabando com o maior patrimônio nacional, que é o meio ambiente, está causando a destruição do próprio ser humano.
Infelizmente no Brasil, grande parte da população não tem o costume de tratar corretamente o meio ambiente e isto se volta diretamente à própria população, ocasionando muitas tragédias. Um exemplo disso são as enchentes que ocorrem em todo pais, de Norte a Sul, causando anualmente a morte de centenas de pessoas. Estas enchentes acontecem por descuido com o meio ambiente por parte da população, que ao colocarem lixo nas ruas faz com que obstrua as galerias pluviais.
Em abril de 1999 foi criada no Brasil, uma lei que regulamenta e trata da educação ambiental. Sob o número 9.795, a lei dispõe sobre a educação ambiental, instituindo uma política de preservação do meio ambiente. Mas no dia a dia do país, o que se vê e o desrespeito com o meio ambiente é lamentável.

O desenvolvimento sustentável, a adoção de práticas sustentáveis, é extremamente  necessário, mas acima de tudo é preciso que a população brasileira tenha uma maior preocupação e respeito com  o meio ambiente.

Nome : Priscila Nóbrega , Joyce Purcino, Ariane Scarpel , Melissa Rodrigues , Guilherme H.




Existe pouca vida ao longo do Rio Doce

Qual é a situação ambiental ao longo da bacia do Rio Doce hoje, após o desastre da Samarco em Mariana (MG)? Haverá de fato recuperação ambiental e quando? Essas são algumas das questões que grupos de pesquisadores independentes estão tentando responder, de forma clara e imparcial. Entre eles, o GIAIA acaba de lançar o relatório ”Análise da Comunidade Bentônica”, revelando os resultados dos impactos da tragédia sobre os bentos (organismos que vivem no fundo do leito do rio). Os bentos são compostos por espécies de animais e plantas, cuja presença e diversidade é muito utilizada para avaliar a situação da conservação e alteração de ambientes. De acordo com a análise de ocorrência dos bentos, as calhas dos rios Doce, Gualaxo e do Carmo foram seriamente afetadas.
Os resultados ainda são preliminares e precisam ter continuidade, mas apontam que, ao longo dos 11 pontos de coleta, os pesquisadores encontraram poucos indivíduos bentônicos, e, em sete dos pontos, não foi encontrado nenhum indivíduo vivo. No relato, os únicos organismos encontrados vivos foram larvas de besouro, minhocas e alguns camarões. Comparando os resultados obtidos com levantamentos anteriores realizados na calha do Rio Doce, em seus afluentes e lagos, já havia uma baixa ocorrência destes organismos. Os pesquisadores atribuem isso à intensidade de ocupação do solo na região e à baixa qualidade de água em decorrência de ação humana.
O estudo enfatiza que “além dos organismos bentônicos terem sido afetados pelo rejeito de ferro, a comunidade do médio curso do Rio Doce, estava sofrendo com a poluição orgânica”. Outras questões devem ser consideradas em futuras expedições científicas, pois estes organismos têm sua ocorrência e riqueza influenciada por alterações e também pela densidade e constituição de sedimentos, conforme cita o estudo: “a enxurrada de lama de rejeitos carregou e eliminou esses organismos no momento do acidente”.
Existem muitas lacunas de pesquisa biológica e dos impactos na população humana atingida, que ainda precisam ser preenchidos. Houve intensa alteração na paisagem nas calhas dos rios afetados, e os estudos que o GIAIA acaba de apresentar demonstram que estamos apenas no começo do entendimento dos reais impactos socioambientais gerados pelo incidente.
Assim como esta, novas iniciativas têm surgido, abrindo mais possibilidades de investigação e produção de resultados, para consolidar uma base de dados confiável que possa estar à disposição das autoridades e da sociedade. Atualmente, está em curso o edital Rio Doce, idealizado por artistas que se sensibilizaram com a gravidade da situação e promoveram shows beneficentes em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Os recursos obtidos por esta iniciativa foram destinados ao projeto coletivo #RiodeGente, do qual o Greenpeace participa como gestor do edital de pesquisas que está aberto a propostas.  

Nome: Priscila Nóbrega, Melissa Rodrigues, Joyce Purcino, Ariane Scarpel, Guilherme H.





Você precisa mesmo comprar algo novo agora? Levar todas essas coisas que provavelmente nem vai usar? Passar 30 minutos no banho ou deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes?
O consumo exagerado também é um dos grandes problemas nos dias atuais. A consciência ambiental é o primeiro e mais importante passo para um mundo mais sustentável.
Passar a ter novos hábitos é essencial para a vida e a preservação do nosso meio ambiente. Faça parte a sua parte para um mundo melhor!


 Nome: Priscila Nóbrega, Melissa Rodrigues, Joyce Purcino, Ariane Scarpel, Guilherme H.




Tabela representativa dos níveis de água nas represas centro-oeste atualmente (2016).


 Nome: Priscila Nóbrega, Melissa Rodrigues, Joyce Purcino, Ariane Scarpel, Guilherme H.





Meio ambiente está por trás de 23% das mortes do mundo, diz OMS.

Quase um quarto das mortes registradas no mundo têm causas relacionadas a fatores ambientais em sentido amplo, da poluição ao suicídio, passando pelos acidentes de trânsito, segundo a OMS.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde, publicado nesta terça-feira, estima que em 2012 12,6 milhões de mortes se deveram à "contaminação do ar, água e solo, à exposição a substâncias químicas, às mudanças climáticas e aos raios UV", que provocam uma centena de doenças ou traumas nos humanos.
A OMS, que havia elaborado um primeiro quadro do impacto ambiental em sentido amplo em 2002, estabelece uma lista das dez primeiras patologias vinculadas ao ambiente.
A organização afirma que 8,2 milhões de mortes por doenças não transmissíveis podem ser atribuídas à poluição do ar.
Tratam-se, sobretudo, dos acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias.
Os traumas não intencionais, como os acidentes de trânsito, também são classificados pela OMS entre as patologias relacionadas ao meio ambiente e representam 1,7 milhão de mortes em 2012.
A OMS considera que os acidentes de circulação também estão relacionados ao meio ambiente porque com frequência são causados pelo mau estado das estradas.
A OMS também acredita que a diarreia, que ocupa o sexto lugar no grupo das dez doenças listadas pela OMS, é provocada com frequência por uma rede sanitária fraca, provocando 846.000 mortes anuais.
Os "traumatismos voluntários", que incluem os suicídios, são a décima causa das mortes relacionadas ao meio ambiente. Para a OMS, certos suicídios são provocados por um acesso a produtos tóxicos, como os pesticidas, e, portanto relacionados ao ambiente.
Para a organização internacional, "uma melhor gestão do meio ambiente permitiria salvar todos os anos" 1,7 milhão de crianças com menos de 5 anos e 4,9 milhões de idosos.
"Em 2002, tínhamos mais ou menos 25% das mortes mundiais causadas pelo meio ambientes, hoje são 23%, um pouco menos, mas como a população aumentou em dez anos a quantidade final continua sendo alta", comentou a médica María Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente.
Na Ásia do sudeste é onde é registrado o maior número de mortes vinculadas ao meio ambiente, um total de 3,8 milhões. Em segundo lugar figura a região do Pacífico (3,5 milhões), seguida da África (2,2 milhões), Europa (1,4 milhão), Oriente Médio (854.000) e América (847.000).

Para resolver a situação, a OMS propõe receitas simples: reduzir as emissões de carbono, desenvolver os transportes coletivos, melhorar a rede sanitária, combater os modos de consumo para utilizar menos produtos químicos, se proteger do sol e impor proibições de fumar.


Nome: Priscila Nóbrega, Melissa Rodrigues, Joyce Purcino, Ariane Scarpel, Guilherme H.



Feliz dia da Terra!


O dia da Terra - ou, oficialmente, “Dia Internacional da Mãe Terra” - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.


Essa data surgiu a partir de um grande acidente com óleo na Califórnia, em 1969, trouxe à tona, não apenas nos EUA, mas em todo o mundo a necessidade de nos preocuparmos mais com o meio ambiente, e, com base nos movimentos anti-guerra que existiam no momento, o dia 22 de abril do ano seguinte ao acidente ambiental acabou sendo escolhido como o Dia da Terra.
A ideia principal era mobilizar os universitários, e por conta disso, acadêmicos de Harvard foram chamados para promover a data. O dia 22 de abril é quando a maioria dos campi universitários dos EUA está entrando no Spring Break, que é uma semana de férias no início da primavera.
Em 1990, o Dia da Terra passou a ser celebrado em todos os países do mundo, com 141 nações efetivamente envolvidas.  Depois de 40 anos de sua implantação, a estimativa é de que o Dia da Terra já tenha mobilizado 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, que participaram de diversas atividades.


Nome: Priscila Nóbrega, Melissa Rodrigues, Joyce Purcino, Ariane Scarpel, Guilherme H.











0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial

Previsão do Tempo

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar

Seguidores

Parcerias

Gerenciando Blog - Dicas para blogs As Palavras & Eu