"A Natureza nos fala, é preciso saber ouvir: conscientize-se!"

Geografia

GEOGRAFIA AMBIENTAL

    Por: Rodolfo F. Alves Pena

Geografia Ambiental é a área dos estudos geográficos que se preocupa em compreender a ação do homem sobre a natureza, produzindo o seu meio de vivência e a sua transformação. Nesse sentido, também é objetivo desse ramo do saber o conhecimento a respeito das consequências dessas ações antrópicas e dos efeitos da natureza sobre as atividades socioespaciais.
A principal ênfase dos estudos ambientais na Geografia refere-se aos temas concernentes à degradação e aos impactos ambientais, além do conjunto de medidas possíveis para conservar os elementos da natureza, mantendo uma interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como a Biologia, a Geologia, a Economia, a História e muitas outras.
Nesse sentido, o principal cerne de estudos é o meio ambiente e as suas formas de preservação. Entende-se por meio ambiente o espaço que reúne todas as coisas vivas e não vivas, possuindo relações diretas com os ecossistemas e também com as sociedades. Com isso, fala-se que existe o ambiente natural, aquele constituído sem a intervenção humana, e o ambiente antropizado, aquele que é gerido no âmbito das práticas sociais.
De um modo geral, é possível crer que o mundo e os fenômenos que nele se manifestam são resultados do equilíbrio entre os mais diversos eventos. Desse modo, alterar o equilíbrio pode trazer consequências severas para o meio ambiente, de forma que se tornam preocupantes determinadas ações humanas, como o desmatamento, a poluição e a alteração da dinâmica dos ecossistemas.
Nesta seção você encontrará uma gama variada de textos sobre o meio ambiente, incluindo temas como o efeito estufa, os diversos tipos de poluição, o debate sobre o aquecimento global, as condições de preservação e recuperação dos biomas, as conferências e ações para a resolução de problemas ambientais e climáticos, entre outros.

        Resumo do filme Wall-E
Wall-E conhece Eva e se apaixona por ela uma robô que estava programada para achar uma planta na qual poderia ajudar o planeta terra a ser como era antes, Wall-E sabendo oque ela esta procurando, começa a procurar e acha a planta e uma sapato.Ele entrega a eva, e a nave busca Eva. Wall-E não se conforma, e vai atras dela; sobe na nave e vai junto com ela. Eles passam muitas aventuras juntos na nave e descobre que os seres humanos estão morando no espaço e estão todos obesos..No final do filme o comandante leva o planta para a terra (onde o Wall-E estava) e planta a flor e o planeta produz oxigênio, e eles vivem juntos no planeta terra.
            
                           Mudanças Climáticas

 O filme se passa em um planeta terra totalmente deserto e destruido onde só a lixo e pertences de pessoas que viveram na terra no passado, como a terra era no passado.Um robô chamado Wall-E é programado para "arrumar" o lixo deixado pelos humanos, e tudo o que ele acha importante ou interessante ele guarda dentro de seu caminhão, no meio disso ele conhece outra robô chamada Eva, que é programada para achar algum tipo de vida naquele planeta, pois assim os humanos (que estão vivendo em uma nave) poderão voltar a seu lar.



O clima de determinada região é definido a partir dos padrões médios de três variáveis: temperatura, pluviosidade e pressão atmosférica. As médias de temperatura, pluviosidade e pressão atmosférica, ao longo de algumas décadas, definem o tipo de clima de determinada região. Sob certas condições, estas médias podem mudar ao longo do tempo, implicando em mudanças na classificação do tipo de clima daquela área geográfica. Áreas que hoje apresentam clima árido e onde existem desertos, no passado já apresentaram clima tropical e estavam cobertas por savanas. Existem inúmeros fatores que podem afetar o clima, no curto, médio e longo prazo, sendo que os elementos com capacidade para interferir na temperatura, pressão ou pluviosidade de determina região, podem ser consideradas variáveis climáticas.
A análise das mudanças climáticas é importante porque o clima tem influência sobre as principais atividades da Humanidade, começando pela produção de alimentos, que depende da agricultura e da pecuária, que, por sua vez, dependem da sazonalidade do clima e das condições atmosféricas ao longo das estações do ano.

.            Impactos das mudanças climáticas na biosfera terrestre

As mudanças climáticas ao longo dos últimos milhões de anos provocaram alterações profundas na Biosfera. Na medida em que a Terra recebe mais luz solar e fica um pouco mais quente, mais formas de vida simples como bactérias e fungos conseguem sobreviver, assim como um número maior de algas e plantas conseguem sobreviver pois fazem mais fotossíntese. Assim, a massa viva no planeta Terra tende a aumentar nos períodos mais quentes e úmidos, enquanto tende a diminuir nos períodos mais frios e secos. Se a massa total de seres vivos na Terra aumenta, é natural que aumente também a quantidade de CO2 e CH4 emitidos respectivamente pelos processos de respiração e decomposição dos seres vivos.









































































Grupo : Dyenister, João Francisco, João Leonardo, Juliandra, Leonardo Júnior, Lucas Morais e Matheus.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial

Previsão do Tempo

Tecnologia do Blogger.

Pesquisar

Seguidores

Parcerias

Gerenciando Blog - Dicas para blogs As Palavras & Eu